Que tipo de canal mais dá dinheiro no YouTube? Veja aqui

Que tipo de canal mais dá dinheiro no youtube

Uma das perguntas mais feitas por quem tem interesse em iniciar uma carreira promissora no YouTube é: que tipo de canal mais dá dinheiro no YouTube? É inegável que, para além de um simples hobbie, um canal no YouTube também precisa ser encarado como um negócio. E, como todo negócio, precisa ser rentável.

Portanto, essa pergunta é mais do que pertinente para todo aquele que deseja ser bem-sucedido na empreitada de ser criador de conteúdo profissional. Foi pensando nisso que eu decidi escrever esse artigo e te explicar quais são os nichos de canais no YouTube que mais dão dinheiro.

Mas, antes de mais nada, lembre-se de que a parte financeira é importante, sim, mas a identificação com o tema deve ser o principal fator que deve te orientar pela escolha do melhor nicho para você.

Como o YouTube gera receita e paga os criadores?

Antes de responder a pergunta objetivamente eu preciso te explicar como funciona o processo de geração de receita no YouTube e porque alguns nichos de canais são mais rentáveis do que outros.

O YouTube gera receita principalmente através de espaços de publicidade, onde diversos tipos de anúncios são exibidos nos vídeos. Os criadores de conteúdo recebem uma parte da receita gerada por esses anúncios, e o valor depende do número de visualizações, do tempo de exibição dos anúncios e do nicho do canal.

Outra grande fonte de receita é o YouTube Premium, onde os criadores ganham uma parte da assinatura baseada no tempo de exibição dos seus vídeos por assinantes do serviço. Em muitos casos, essa receita pode chegar a até 40% do faturamento total do YouTuber no período. Criadores muito famosos, por exemplo, tem suas próprias séries patrocinadas no YouTube Premium.

Além disso, existem outras formas de receita direta com o YouTube, como os clubes de canais, transmissões ao vivo, super chat e mais.

Por que alguns nichos pagam mais do que outros no YouTube?

A geração de receita de um canal no YouTube varia muito entre diferentes nichos devido a diversos fatores financeiros, de demanda e comportamento. Neste artigo eu gostaria de abordar três dos principais fatores que influenciam esses ganhos:

  • Demanda por publicidade

A demanda publicitária é o principal fator determinante que motiva a discrepância de valores entre nichos no YouTube. Categorias como tecnologia, finanças e saúde atraem mais anunciantes que estão dispostos a pagar valores mais altos por anúncios.

Esse movimento acontece porque esses setores têm produtos e serviços com margens de lucro maiores, o que acaba justificando maiores investimentos em publicidade. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode gastar de duas a quatro vezes mais do que o habitual para promover um novo gadget ou software, enquanto instituições financeiras investem de forma agressiva para atrair novos clientes e oferecer seus serviços.

  • Público mais qualificado

O valor do público-alvo também é um fator determinante que impacta fortemente a rentabilidade de um canal. Criadores que atraem audiências com alto poder aquisitivo tendem a gerar mais receita.

Os anunciantes estão dispostos a pagar mais para alcançar essas audiências porque elas têm uma maior capacidade de gastar em produtos e serviços de alto valor. Esse público-alvo mais valioso significa que os anunciantes veem um maior retorno sobre o investimento (ROI), o que justifica maiores gastos em publicidade nesses nichos.

  • Criadores com alto índice de engajamento

O engajamento da audiência é outro fator crucial. Canais com seguidores altamente engajados, que comentam, compartilham e interagem regularmente com o conteúdo, são mais atrativos para os anunciantes.

Uma audiência engajada tende a assistir aos anúncios até o fim e responder positivamente às chamadas para ação, aumentando o valor dos anúncios exibidos nesses canais. Esse alto nível de engajamento não só melhora a receita gerada pelo canal, mas também abre oportunidades para parcerias e patrocínios, aumentando ainda mais os ganhos do criador.

Que tipo de canal mais dá dinheiro no YouTube?

Agora que eu te expliquei como o YouTube gera receita e por que alguns nichos são mais lucrativos, vamos explorar os tipos de canais que mais geram dinheiro na plataforma. Abaixo separei uma lista dos 20 nichos mais rentáveis no YouTube, com base em sua alta demanda publicitária, valor do público-alvo e engajamento da audiência.

  • Tecnologia
  • Finanças e Investimentos
  • Saúde e Bem-Estar
  • Beleza e Cosméticos
  • Educação
  • Família e Crianças
  • Automóveis ( e automobilismo)
  • Viagens e Turismo
  • Culinária
  • Modo e Estilo de Vida
  • Empreendedorismo e Negócios
  • Jogos
  • Casa e Jardim
  • Filmes e Entretenimento
  • Música
  • Fitness
  • Esportes
  • Animais
  • Arte e Design
  • Carreiras e Desenvolvimento Pessoal

Por fim, eu espero que você tenha se inspirado e definido qual nicho seguir carreira no YouTube como criador de conteúdo profissional. Não esqueça do que te falei no início: não selecione só pelo dinheiro, mas principalmente pelo pelo domínio que você tem sobre o tema. Fazendo as coisas com paixão você vai longe! Estou torcendo por você. Até a próxima!

Conteúdos que podem te ajudar:

Receba novidades direto no seu e-mail