A cada ano o YouTube tem se tornado cada vez mais popular e atrativo para quem quer ser uma estrela da internet. De acordo com o banco internacional de dados Statista, cerca de 142 milhões de brasileiros acessam o YouTube mensalmente em 2023. Para se ter uma ideia, esses dados são similares aos das pessoas que acessam TV aberta por dia, portanto, o YouTube já atingiu um patamar tão expressivo que grandes criadores de conteúdo da plataforma são equivalentes a renomados apresentadores de TV – e, às vezes, até mais.
Com todas essas pessoas consumindo conteúdo no YouTube todos os meses, a plataforma se tornou não só um hub de conteúdo e disseminação de ideias, mas também um trabalho formal e profissional, com fonte de renda para aqueles que conseguem construir uma base sólida de seguidores.
Mas, afinal, quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos no seu canal? Bem, essa não é uma pergunta muito fácil de responder e nem sempre tem uma única explicação. Mas, neste artigo, eu me comprometo a te explicar de forma detalhada quanto um youtuber pode ganhar com 1 milhão de inscritos, analisar como o nicho de conteúdo influencia nos ganhos e discutir as diversas fontes de renda disponíveis além do clássico Adsense.
Entendo a forma tradicional de ganhos com o YouTube
O YouTube, por se tratar da maior plataforma de vídeos do mundo e também a mais acessada, hoje em dia disponibiliza inúmeros formatos de publicidade para os criadores participantes do programa de parcerias.
No coração da monetização do YouTube está o AdSense, o programa de publicidade do Google. Quando um canal atinge os requisitos mínimos – 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição nos últimos 12 meses – ele pode se inscrever para o Programa de Parcerias do YouTube. Uma vez aprovado, o criador de conteúdo pode começar a exibir anúncios em seus vídeos.
Os anúncios do Adsense são a principal fonte de renda para a maioria dos youtubers. Existem muitos tipos de anúncios, como anúncios gráficos, de vídeo e sobreposição, e cada um gera receita de maneira diferente. O valor pago por esses anúncios é calculado com base no CPM (Custo por Mil), que representa o custo por mil visualizações de anúncios. O CPM pode variar muito conforme o público-alvo e do nicho do canal.
Além do AdSense, nos últimos anos o YouTube criou novas formas de monetização para os criadores, como o super chat e a área de membros do canal, que permitem que os fãs contribuam diretamente para os seus criadores favoritos. Contudo, o AdSense continua sendo a principal fonte de renda para a maioria dos canais.
Ainda assim, criadores com milhões de inscritos hoje em dia não dependem mais somente dos formatos de publicidade oferecidos pelo próprio YouTube. Youtubers mais bem estabelecidos têm uma assessoria completa para negociar contratos publicitários e licenciamento de conteúdos e produtos que lançam. Essas são as principais fontes de renda deles na atualidade e chega a ser três ou quatro vezes mais.
Fatores que influenciam os ganhos de um youtuber
Nicho de conteúdo
O nicho de conteúdo é o principal fator para determinar como será o ganho do influenciador com seu canal. Eu estou afirmando isso porque nichos distintos atraem diferentes tipos de anunciantes, que estão dispostos a pagar valores variados por visualizações e cliques.
Por exemplo, os canais de criadores de finanças pessoais, tecnologia e saúde tendem a ter CPMs mais altos porque atraem anunciantes que podem investir mais em publicidade, pois geralmente são clientes que compram produtos mais caros ou têm mais dinheiro para gastar. Por outro lado, canais de entretenimento em geral ou vlogs pessoais podem ter CPMs mais baixos por terem um público mais generalista e de todas as classes.
Exemplos de nichos de conteúdo que são mais lucrativos no YouTube:
- Finanças
- Tecnologia
- Saúde
- Ciência
- Automobilístico
Geografia do público
Outro fator determinante que incide diretamente na quantidade de receita gerada pelo criador é a localização do público. Por exemplo, se você optar por criar conteúdo para o público norte-americano, vai receber um valor diferente do que se optasse por criar para o público do Brasil.
Essa diferença pode chegar a duas vezes mais receita para o público americano porque os fatores econômicos dos dois países são bem distintos.
Frequência de conteúdo
A frequência com que você publica seus vídeos também determina as receitas. Por exemplo, quanto mais vídeos postar, mais receita deve gerar. E quanto menos publicar, a tendência também é de queda, pois são menos vídeos para exibir anúncios.
Quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos?
Agora, respondendo a pergunta sobre quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos, a média geral de receita que um criador com 1 milhão de inscritos é entre R$ 3.000,00 e R$ 10.000,00 por mês, supondo que este criador tenha pelo menos 1 milhão de visualizações mensais.
É importante deixar claro que isso nunca será uma matemática exata, pois existem diversas variáveis que influenciam esse valor para baixo ou para cima. Criadores com nichos mais rentáveis podem atingir esse valor e até superá-los, enquanto nichos menos atraentes podem ficar no meio termo.
Fontes de renda além do Adsense: a mina de ouro dos criadores
Então, quer dizer que um youtuber com 1 milhão de inscritos ganha, em média, R$ 6.000,00 por mês? Bom, nem sempre.
O programa de parceria dos criadores com o YouTube (Adsense) não é mais a única fonte de renda para quem produz conteúdo na plataforma. Por exemplo, eu mesmo tenho clientes em que a receita do Adsense hoje representa somente 40% de seus rendimentos totais mensais.
Parcerias e Patrocínios
Hoje a principal fonte de renda de grandes criadores está nas parcerias e patrocínios que estabelecem com marcas. O marketing de influência está cada vez mais forte e as grandes empresas estão sempre em busca de criadores para promoverem seus produtos porque isso se tornou muito rentável para ambos.
De acordo com um estudo do Instituto Qualibest, 71% dos consumidores seguem algum influenciador nas redes sociais. Além disso, 55% dos compradores pesquisam pela opinião de algum influenciador sobre o produto antes de efetivamente comprá-lo.
Esse poder exercido pelos criadores de conteúdo fez com que grandes marcas começassem a investir mais nas personalidades digitais.
Exemplo de valores pagos por marcas a canais no YouTube por um vídeo patrocinado:
Para canais pequenos, de até 100 mil inscritos: entre R$ 500 e 1.200,00; Para canais médios, de até 500 mil inscritos: entre R$ 2.000,00 a 5.000,00; Para canais acima de 1 milhão: mais do que 5 mil reais, com valores que podem chegar a até 30 mil.
Vendas de produtos e merchandising
Mais uma boa fonte de renda para criadores de conteúdo, seja do YouTube ou de qualquer outra rede, é a possibilidade de comercializar produtos próprios ou licenciados. Hoje em dia é muito comum ver camisas, bonecos e livros feitos por criadores do YouTube, sobretudo do nicho infantil e de públicos mais jovens.
Essa estratégia de venda é muito rentável e pode superar com facilidade os ganhos obtidos através do programa de parcerias do YouTube. O comércio de produtos licenciados de criadores ficou tão popular ao longo do tempo que o próprio YouTube disponibilizou uma ferramenta de recomendação de produtos na descrição dos vídeos dos criadores.
Eu mesmo tenho um cliente que fatura mais de R$ 50.000,00 por mês apenas com as vendas do seu livro digital.
Afiliação em produtos digitais
Na minha opinião, essa é a melhor forma de ganhar dinheiro com o YouTube depois do próprio programa de parcerias. Eu estou dizendo isso pelo poder que os produtos digitais e a afiliação tem quando você possui uma grande audiência engajada.
Esse caminho é trilhado por duas vias: a primeira são aqueles criadores que criam o seu próprio produto digital, que pode ser um livro, um curso ou treinamento. Geralmente quem faz isso são criadores especialistas em algum tema ou que já sejam referência no nicho.
O segundo caminho são os criadores que, embora tenham uma grande audiência, não dispõe de muito tempo para elaborar um curso completo ou dar um treinamento e optam por recomendar algum produto que já tenham utilizado.
Não se engane: esse é o verdadeiro ouro do YouTube! Facilmente um canal com 52 mil inscritos que, aparentemente, pode ser bem pouco, pode chegar a milhares de reais ganhos todos os meses. É o que acontece com um cliente meu de consultoria. Confesso que, pelo nicho dele ser mais generalista, acaba não recebendo muito do YouTube com o Adsense. Porém, com as recomendações de um curso de interesse da audiência em que ele se tornou afiliado, hoje já consegue viver apenas dos rendimentos que o canal traz
Plataformas para gerar receita além do adsense
- Hotmart: A plataforma tem diversos cursos, livros e treinamentos digitais para promover e ganhar uma comissão pela venda.
- Kiwify: funciona da mesma forma que a Hotmart e disponibiliza diversos produtos digitais para vender e ganhar comissão.
- Amazon Afiliados: é muito boa para promover aqueles produtos que você adora e que as pessoas também podem gostar.
Existem outras dezenas de plataformas de marketing de afiliados, mas eu optei por recomendar apenas essas três por serem as que mais utilizo e confio. Eu recomendo que você se cadastre na plataforma que mais se adequa ao que você quer vender e foque nela.
Bom, espero que tenha conseguido responder sua dúvida sobre quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos. Além de te dizer os valores aproximados e o porquê não é matematicamente possível precisar, ainda te contei quais são as principais fontes de renda deles. Foi o pacote completo.
Por fim, veja alguns conteúdos que podem te ajudar:
- Como começar do zero no YouTube em 2025? Veja aqui
- Ideias de canal no YouTube sem aparecer em 2025
- Que tipo de canal mais dá dinheiro no YouTube? Veja aqui
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